Disciplina Editorial

Cliente Município de Braga

Indústria Cultura

Ano 2017

O incremento exponencial da atividade cultural nas suas múltiplas dimensões, que se tem verificado nos últimos três anos, obriga-nos a melhorar os meios de comunicação.

O concelho de Braga tem aproximadamente de 180 000 habitantes e centenas de eventos culturais todos os meses. Em 2017, no ano em que a Agenda Cultural da cidade ia completar 20 anos de existência, fomos desafiados a apresentar uma proposta de redesign da agenda.

Para além do desenvolvimento de um cuidado programa de design gráfico, também propusemos a reorganização completa do esquema editorial da publicação. Os conteúdos passaram a ser organizados cronologicamente, inseridos em cinco diferentes categorias (exposições, eventos, espetáculos, cinema, crianças e visitas). Foi proposto, ainda, a criação de espaços para conteúdos de leitura mais extensa, com reportagens, entrevistas, visitas guiadas, galerias de fotografias, etc.

O sucesso do redesign e da restruturação da agenda são comprovados não só pela procura deste objeto por parte de turistas e residentes do concelho, mas também com uma maior participação dos promotores, que quase duplicaram o envio de informação sobre os seus eventos para a agenda. O projeto de design foi ainda reconhecido, em julho de 2018, com um Silver Award no prémio Design Annual 2019, promovido pela Graphis.