Identidade Visual Braga‘27

Design by OOF + Município de Braga   2020

Fotografias Pedro Silva (TUB) e Lais Pereira (guarda-sol)

A OOF Design acompanha, desde 2018, o processo de candidatura da cidade de Braga a Capital Europeia da Cultura. Em 2020 fomos desafiados a desenvolver a identidade visual, comunicação e website da candidatura, apresentados numa campanha de comunicação da marca Braga‘27.

O universo visual desenvolvido procura responder às várias necessidades do projeto, desde a promoção de projetos artísticos ao design da documentação da candidatura. Para isso, criamos um sistema de identidade diversificado, suportado pelos logotipos Braga‘27 e ‘27, e apoiado por diversas combinações de tipos de letra, cores e grelhas de construção. Este sistema permite uma identidade única para cada momento de comunicação, sem perder o ADN da imagem global da candidatura.

Braga foi primeira cidade candidata a apresentar-se como ‘27 (em vez de 2027). Esta abreviatura foi absorvida tão rapidamente pela população que, na maioria das peças produzidas, só se usa a marca ‘27. A campanha multimeios de apresentação da marca alcançou cerca de 300 mil pessoas nas primeiras horas de divulgação, apenas contabilizando os meios digitais. A campanha física, com 45 outdoors na cidade e 30 posições nas principais vias do país, prolongou-se durante várias semanas.