Disciplina Editorial

Cliente Município de Bragança

Indústria Cultura

Ano 2020










O Município de Bragança convidou seis fotógrafos para percorrerem o concelho em busca de diferentes olhares e perspetivas sobre o território, culminando na produção de mais de mil fotografias. À OOF Design o Município lançou o desafio de organizar este levantamento fotográfico de forma lógica e apelativa, materializado num álbum fotográfico que pudesse ser, para além de um registo, um desafio a novos olhares.

O nosso projeto editorial propõe uma leitura do território organizada pelas diferentes estações do ano, de modo a que o leitor possa conhecer as várias tonalidades de Bragança. A organização das imagens obedece a uma grelha versátil, e as imagens obrigam-se a uma correspondência entre as diferentes páginas como se estivessem expostas numa parede de uma galeria.

Este álbum fotográfico, que percorre todo o território desde o inverno ao outono, sintetiza em 222 imagens as paisagens, edifícios, fauna, flora, tradições, eventos e gastronomia de todo o concelho de Bragança. A visita aos mesmos locais nas diferentes épocas do ano desafia o leitor a fechar o livro e a explorá-los presencialmente, acrescentando a sua própria perspetiva deste território tão exuberante e inspirador.