




A identidade do evento foi criada a partir de um programa bem definido: uma tipografia, uma grelha, uma cor e uma forma gráfica — uma seta, a partir do espaço negativo da letra N.









O Instituto de Design de Guimarães, em 2017, organizou a exposição “Design de Produto a Norte”. O seu objetivo foi sensibilizar, junto de um amplo público da região, sobre a importância do design para a competitividade empresarial. O evento celebrou, assim, a dinâmica do design pensado, concebido e produzido pela indústria portuguesa localizada na região Norte de Portugal e a sua importância para a economia nacional.
A identidade da mostra foi criada a partir de um programa bem definido: uma tipografia, uma grelha, uma cor e uma forma gráfica. A tipografia, de desenho modular, representa a qualidade do desenho técnico das obras expostas. A cor, impressa em verde fluorescente e preto sobre suportes em branco, permite otimização de recursos e a força necessária para se destacar em contextos diversos. A forma gráfica, que procurou aproximar-se a uma seta que representasse o Norte do país, foi desenhada a partir do espaço negativo da letra N. A grelha, que se sobrepõe e é visível em toda a comunicação, funciona como afirmação do design gráfico em relação com o tema da exposição: o design de produto.
O projeto de comunicação, desenvolvido a par do projeto curatorial e do projeto de arquitetura de exposição, permitiu disseminar de forma eficiente, flexível e memorável um evento de grande importância para a região norte de Portugal. A exposição contribuiu para reforçar a importância da inovação pelo design e para promover a introdução do design nas pequenas e médias empresas, através da divulgação de casos de sucesso.
Curadoria da exposição Paulo Cruz
Arquitetura M-AO Architecture Office
Fotografia Miguel Oliveira
Fotografia de arquitetura Carlos Lobo (para M-AO)