Disciplina Comunicação

Cliente Instituto do Design de Guimarães

Indústria Cultura

Ano 2017

Design Produto a Norte-cartaz
Design Produto a Norte-banner
Design Produto a Norte-cartaz
Design Produto a Norte-flyer

A identidade do evento foi criada a partir de um programa bem definido: uma tipografia, uma grelha, uma cor e uma forma gráfica — uma seta, a partir do espaço negativo da letra N.

Design Produto a Norte-exposição
Design Produto a Norte-sinalética
Design Produto a Norte-sinalética
Design Produto a Norte-desdobrável
Design Produto a Norte-exposição
Design Produto a Norte-exposição
Design Produto a Norte-merchandising
Design Produto a Norte-exposição
Design Produto a Norte-exposição

O Instituto de Design de Guimarães, em 2017, organizou a exposição “Design de Produto a Norte” com o objetivo de disseminar a importância do design para a competitividade empresarial junto de um amplo público da região, celebrando a dinâmica do design pensado, concebido e produzido pela indústria portuguesa localizada na região Norte e a sua importância para a economia nacional.

A identidade do evento foi criada a partir de um programa bem definido: uma tipografia, uma grelha, uma cor e uma forma gráfica. A tipografia, de desenho modular, representa a qualidade do desenho técnico das obras expostas. A cor, impressa em verde fluorescente e preto sobre suportes em branco, permite otimização de recursos e a força necessária para se destacar em contextos diversos. A forma gráfica, que procurava aproximar-se a uma seta que pudesse representar o Norte, foi desenhada a partir do espaço negativo da letra N. A grelha, que se sobrepõe e é visível em toda a comunicação, funciona como afirmação do design gráfico em relação com o tema da exposição, o design de produto.

O projeto de comunicação, desenvolvido a par do projeto curatorial e do projeto de arquitetura de exposição, permitiu disseminar de forma eficiente, flexível e memorável um evento de grande importância para a região norte de Portugal. A exposição contribuiu para reforçar a importância da inovação pelo design e para promover a introdução do design nas pequenas e médias empresas, através da divulgação de casos de sucesso. 

Curadoria da exposição Paulo Cruz
Arquitetura M-AO Architecture Office
Fotografia Miguel Oliveira
Fotografia de arquitetura Carlos Lobo (para M-AO)