Reimaginar: Plano Geral—Grande Plano

Design by OOF + Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura   2012

Reimaginar-Grande plano-capa
Reimaginar-Grande plano-capa
Reimaginar-Grande plano-índice
Reimaginar-Grande plano-miolo
Reimaginar-Grande plano-miolo
Reimaginar-Grande plano-miolo
Reimaginar-Grande plano-miolo
Reimaginar-Grande plano-miolo
Reimaginar-Grande plano-miolo
Reimaginar-Grande plano-miolo
Reimaginar-Grande plano-miolo
Reimaginar-Grande plano-miolo
Reimaginar-Grande plano-miolo
Reimaginar-Grande plano-miolo
Reimaginar-Grande plano-miolo
Reimaginar-Grande plano-miolo
Reimaginar-Grande plano-miolo
Reimaginar-Grande plano-miolo
Reimaginar-Grande plano-miolo
Reimaginar-Grande plano-miolo
Reimaginar-Grande plano-miolo
Reimaginar-Grande plano-miolo
Reimaginar-Grande plano-desdobrável

O projeto artístico Reimaginar Guimarães, que integrava o programa oficial de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, procurava trabalhar, de forma artística, as coleções fotográficas existentes na cidade de Guimarães. Teve como principal foco a Coleção de Fotografia da Muralha, que conta com cerca de 6.000 imagens de dois estúdios fotográficos da cidade que datam desde o final do século XIX até aos anos 1960. Saiba mais sobre a nossa participação neste projeto aqui.

“Plano Geral—Grande Plano” é a última exposição deste projeto, sendo a primeira que não apresenta imagens impressas. As fotografias da Coleção foram tratadas em cinco pequenos vídeos, com um total de 17 minutos e 42 segundos, e o catálogo da exposição acompanhou esta decisão. Mantendo o layout já definido nos livros anteriores da coleção, as imagens desta exposição estão paginadas em cinco capítulos, todos com características diferentes.

Tal como na exposição, na abertura de cada capítulo era indicado quanto tempo o leitor devia gastar para observar cada sequência. O livro tem uma série de soluções gráficas que instigam à descoberta e re-descoberta das fotografias, acompanhado a identidade visual criada para o projeto Reimaginar Guimarães, onde decidimos suprimir a palavra “Guimarães” do logotipo, reforçando a ideia de exploração.