No âmbito de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, fomos convidados a integrar o projeto artístico Reimaginar Guimarães, dedicado a várias coleções fotográficas da cidade. A Coleção de Fotografia da Muralha conta com cerca de 6.000 clichês em vidro com fotografias da cidade de Guimarães desde o final do século XIX até aos anos 1960. Saiba mais sobre a nossa participação neste projeto aqui.
“Rever a Cidade” é o título da terceira exposição deste projeto, que contava também com fotografias de Inês d’Orey e Carlos Lobo. A partir de uma seleção de imagens de espaço público da Coleção da Muralha, os fotógrafos regressaram aos mesmos locais das fotografias originais, registando a sua visão atual. No livro, as novas imagens fotografadas em 2012 foram colocadas ao lado das imagens antigas, algumas datadas do século XIX.
Esta exposição instiga, uma vez mais, a que o público explore a Coleção de Fotografia da Muralha, e vai de encontro à identidade visual que desenvolvemos para o projeto Reimaginar Guimarães. No desenvolvimento do logotipo, através a supressão da palavra “Guimarães”, tentámos instigar o público à descoberta do espólio e dos locais que as imagens revelam, tema que o projeto artístico também trabalhou.