Disciplina Editorial

Cliente Oficina

Indústria Cultura

Ano 2018

Os cartazes resultam da combinação de dois elementos gráficos impressos a uma cor, tendo a cor gradiente sido composta diretamente na máquina de impressão offset, durante a produção.

A Oficina é uma estrutura que gere vários espaços culturais da cidade de Guimarães. Anualmente publicam a Veduta, uma revista composta por diversos artigos com autores nacionais e internacionais. A Veduta aborda temáticas distintas, promove a reflexão e a construção de um conhecimento, reaviva memórias com uma ligação identitária e valoriza o património do território e do país. 

Nesta publicação decidimos explorar o erro e a fragmentação. Transformámos a revista num objeto experimental para que esta se pudesse construir e moldar através do acaso. Por exemplo, as capas têm quatro versões diferentes realizadas aleatoriamente a partir de dois cartazes. Estes cartazes resultam da combinação de dois elementos gráficos a uma cor, tendo a cor gradiente sido composta diretamente na máquina de impressão offset, durante a produção.

A Veduta é um objeto de coleção, e a introdução de um processo manual e casual aliado à impressão industrial permitiu criar 500 exemplares exclusivos, numa edição limitada. A XII Veduta permitiu-nos criar uma linguagem autónoma e descobrir novos processos criativos e técnicos, que proporcionaram novas soluções gráficas através da casualidade e do assumir do erro como processo gerador de riqueza.