Campanha “Do Ferro ao Ouro”

Design by OOF + Município de Esposende   2021











































“Do Ferro ao Ouro” é um programa cultural com mais de 60 espetáculos e dezenas de atividades paralelas, promovido pelos municípios de Esposende, Barcelos e Braga. A OOF Design foi convidada a apresentar um plano de comunicação global deste evento, design, webdesign e produção gráfica, assim como o desenvolvimento de conteúdos de texto, mapas, sinalética, vídeo e fotografia.

A nossa abordagem passou por atribuir um código cromático a cada programa — vermelho para Barcelos, Idade Média; azul para Esposende, Idade do Ferro; dourado para Braga, o Barroco — e combinar com um arranjo tipográfico sóbrio e contemporâneo. De forma complementar, recorremos ao uso de fotografia e do vídeo, com um vídeo publicitário, vídeos de making of e 21 pequenos vídeos de sítios patrimoniais.

O projeto, que aconteceu entre junho e setembro de 2021, contou com centenas de visitantes e culminou com a publicação de um guia de visita aos 21 sítios patrimoniais destas três cidades. “21 Tesouros Históricos” é um guia de bolso que permite uma viagem pela história destas três cidades, complementar aos conteúdos publicados no website e redes sociais do evento.