Disciplina Editorial

Cliente Sociedade Martins Sarmento

Indústria Cultura

Ano 2019

A Sociedade Martins Sarmento detém um acervo de vários manuscritos, impressos, epistolários e documentos gráficos da vida e obra de Raul Brandão, escritor português que viveu grande parte da sua vida em Guimarães. Deste espólio fazem parte as cartas que Raul Brandão escreveu à sua mulher, Maria Angelina, durante a fase de namoro.

Raul Brandão conhece Maria Angelina de Araújo Abreu em 1896, após ter sido colocado no Regimento de Infantaria 20, em Guimarães. Casam a 11 de março de 1897, véspera de aniversário de Raul Brandão. “Raul Brandão – Cartas a Maria Angelina” é uma edição que contém o conjunto de todas as cartas de amor recuperadas na Casa do Alto, a residência do casal nesta cidade.

No projeto de design procurámos que todas as imagens das cartas, envelopes e fotografias fossem reproduzidas no seu tamanho original. Em alguns momentos apresentamos, também, os versos das imagens e dos envelopes. Procurámos integrar fotografias do casal numa idade mais avançada, de modo a reforçar os desejos de futuro inscritos ao longo das cartas. Exploramos uma linguagem delicada e poética em torno da paginação e do artefacto editorial.