Disciplina Comunicação

Cliente Galeria 5

Indústria Cultura

Ano 2014

No desenvolvimento da identidade procuramos que a presença da marca Galeria 5 pudesse acompanhar, de forma subtil e elegante, as diferentes necessidades futuras que cada exposição individual ou coletiva, de arte ou de design, poderá ter.

A Galeria 5 é uma galeria de arte contemporânea e de design, fundada em 2014 em Guimarães. É, desde a sua abertura, a única galeria de arte com atividade regular na cidade, realizando exposições individuais de artistas portugueses como Engrácia Cardoso, Jorge Ramos, Martino Dias ou Délia de Carvalho. A identidade pretende dar resposta à necessidade de afirmação da galeria enquanto novo espaço na região, assim como permitir a divulgação das suas atividades de programação.

O projeto gráfico tem como ponto de partida vários vetores, entre eles a contemporaneidade da linguagem gráfica utilizada no desenvolvimento do logotipo, a multiplicidade de desdobramentos que esse desenho de marca permite, assim como a presença poética destes elementos de comunicação em todos os suportes que o espaço irá necessitar, desde os de comunicação e marketing até aos consumíveis da galeria.

Através da reserva de um espaço generoso para a divulgação da marca Galeria 5, na proporção de duas partes para o conteúdo e de uma parte para a presença de marca, o layout dos suportes de comunicação permite o reforço da marca Galeria 5, sem prejuízo da transmissão de informação. O sistema de identidade flexível permite uma comunicação versátil que se complementa, desde o material estacionário e comunicação de exposições até à embalagem das obras, reforçando sempre a divulgação do próprio espaço Galeria 5.