Guia Citânia

Cliente Sociedade Martins Sarmento

Ano 2020

O livro Citânia e Castro de Sabroso é um guia para o visitante que tem vindo a ser editado desde 1930. Esta publicação destina-se a complementar a visita à Citânia, sendo o texto dirigido a um público geral.

A Sociedade Martins Sarmento é uma associação cultural da cidade de Guimarães, Portugal, que detém vários museus e espaços patrimoniais. Entre eles a Citânia de Briteiros e o Castro de Sabroso, duas monumentais ruínas com vestígios de povoações pré-Romanas.

A OOF Design foi convidada a desenhar o novo livro-guia destes dois castros, numa publicação em português e inglês. Este livro é uma re-edição do livro originalmente publicado em 1930, com textos, mapas e fotografias novas. No nosso projeto de design editorial, optámos por manter o mesmo nível hierárquico nos textos português e inglês, criando um avanço na grelha para distinguir as línguas.

O livro tem uma série de características distintivas, como os cantos arredondados, papéis premium texturados, lombada em ota-bind, e um baixo-relevo na capa. Estes pormenores, aliados à simplicidade do layout, transformam um objeto prático numa edição comemorativa e especial, 90 anos após a primeira edição. Este projeto venceu um Silver Award do prémio Graphis Design Annual 2022.