Plataforma Em Guimarães

Cliente Município de Guimarães

Ano 2021

A cidade de Guimarães é reconhecida pelo seu forte investimento na cultura. A aposta dos cidadãos e das entidades públicas na produção e programação culturais ao longo das últimas décadas garantiu à cidade o título de Capital Europeia da Cultura em 2012. Em meados de 2019, o Município de Guimarães desafiou a OOF Design para participar na conceção e layout do site da nova agenda cultural da cidade, um projeto de estratégia e design que se prolongou ao longo de dois anos.

A nossa abordagem foi pensar na agenda digital como um projeto editorial semelhante a uma revista, oferecendo conteúdos desenvolvidos propositadamente para a nova plataforma. Estruturámos toda a organização editorial do projeto, com secções de agenda de eventos, conteúdos multimédia em streaming e diretório de artistas, entidades e espaços locais. Posteriormente desenvolvemos o layout do site, baseado em soluções gráficas neutras e com um código cromático que muda todos os meses.

Organizado em quatro grandes áreas interligadas entre si, a plataforma é dirigida a vários públicos. Um vimaranense poderá assistir em direto a um concerto da orquestra da cidade, ao mesmo tempo que um turista poderá comprar bilhetes para um espetáculo. Um artista local poderá criar a sua página e divulgar o seu portefólio além-fronteiras, ao mesmo tempo que um programador internacional pode encontrar em Guimarães um espaço para receber o seu espetáculo.

em.guimaraes.pt