Sinalética Theatro Circo

Cliente Theatro Circo

Ano 2019

O Theatro Circo de Braga é uma sala de espetáculos inaugurada em 1915, totalmente recuperada e reaberta ao público em 2006. A reconstrução manteve a sua traça original, mas foi acrescentada uma nova ala para gabinetes da direção, departamento técnico, salas de ensaios, camarins e outros espaços de apoio à programação.

Fomos convidados a desenvolver um projeto de sinalética para esta nova ala de trabalho do teatro, que se prolonga ao longo de 14 pisos e dezenas de divisões. O edifício assemelha-se a uma torre, onde todos os andares são visualmente idênticos e cujo acesso acontece apenas pelo elevador (ao centro) ou pelo vão de escadas (numa das extremidades do edifício).

O programa segue uma lógica de zoom, a partir do padrão ISO 216 (série A), e a tipografia é ajustada de acordo com a legibilidade que a amplitude do espaço permite. Os materiais pretendem ser económicos, duráveis e versáteis: a maioria da sinalética é em vinil de recorte (preto ou branco) e as placas gerais são impressões sobre PVC preto laminado para blackboard, permitindo a escrita com giz líquido.