Website Festival Ficla

Design by OOF + Cineclube de Tavira   2022

Criado em 2019, o Festival de Cinema e Literatura de Olhão (FICLO) ultrapassou as suas fronteiras municipais e, em 2022, alastrou-se a toda a região algarvia. O novo nome, agora com o “a” de Algarve, é acompanhado por um camaleão e uma nova identidade visual desenvolvida pelo estúdio Barbara Says. A Design by OOF foi convidada a desenvolver o design do website com a premissa de que este teria de se adaptar às futuras identidades visuais do festival, que se transforma todos os anos.  

A nossa abordagem foi pensar esta plataforma como uma ferramenta de consulta fácil a toda a programação do festival, que conta com mais de 60 eventos. Por outro lado, também demos resposta à necessidade de comunicação das opções programáticas, ciclos e retrospetivas, assim como à comunicação dos elementos do júri, notícias e projetos premiados. A navegação intuitiva orientou o desenvolvimento do design e do backoffice, personalizados para dar resposta às necessidades do festival.

O site apresenta uma imagem limpa que coloca em primeiro plano os filmes e os seus frames. Na página de cada evento, os visitantes têm acesso a toda a informação sobre o filme, com sinopses e fichas técnicas, assim como podem adquirir bilhetes para a sessão. Em termos visuais, o site está preparado para assumir uma nova identidade a cada novo ano, transformando-se como um camaleão.

www.ficla.pt