




























O município de Braga prepara, desde 2018, a sua candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027. O processo Braga Cultura 2030 envolveu o mapeamento, identificação e auscultação do tecido cultural do território, e culminou com o lançamento da Estratégia Cultural de Braga 2020–2030, um livro com design editorial da OOF Design.
Neste projeto editorial procurámos refletir os principais eixos e conceitos da estratégia cultural, assim como deixámos algumas pistas sobre a identidade que estávamos a preparar para a fase seguinte do projeto, a apresentação da identidade gráfica da candidatura de Braga’27. O apóstrofo de ‘27 impresso em verniz sobre a capa de papel mate permitirá que se perceba passagem do tempo ao longo da década 2020–2030.
O livro Estratégia Cultural de Braga 2020–2030 tem um formato prático e uma navegação intuitiva, de fácil consulta. No entanto é, também, um objeto onde o leitor se pode perder pelos vários conteúdos multimédia realizados ao longo do processo de auscultação, acessíveis através de QR codes. O livro integra a seleção final dos 17 livros do ano do Prémio Design de Livro 2021, promovido pela DGLAB.